Para um sorriso sempre lindo



 sorriso bonito




A Odontologia estética trabalha com duas frentes principais, a estética branca, que são os dentes e a estética vermelha, que trata as gengivas.
Pois bem, 
Tenho visto muito em meu consultório pacientes com muitos problemas gengivais, muitos. Isso prejudica a beleza do sorriso. Talvez não seja tão visível para quem não trabalha com a odontologia a questão da saúde, mas se percebe sim, uma gengiva mais alta, uma coloração mais arroxeada, e em casos mais graves, até sangramento. Sim já tive casos onde um amigo me relatou sobre isto, contando sobre uma conversa que teve e que nesta conversa percebeu no interlocutor as gengivas sangrarem...Horrível não é?
Mas isso é bastante comum.Observo pelo numero de pacientes que tenho atendido com este problema.

Vejo que no mais das vezes é falta de informação. E quem, senão uma dentista, pode trazer estas informações de forma clara, objetiva e verdadeira? 

Vamos ver então:

Como fazer então para ter uma boca realmente saudável?
Que recursos utilizar?
Que técnicas de higienização são mais indicadas?

Resultado de imagem para técnica escovação bucal




Resultado de imagem para técnica escovação bucal


O que sempre indico aos meus pacientes é que usem uma escova MACIA, PEQUENA, anatômica e com cabo emborrachado que facilita a apreensão e a utilização da escova ( muitos pensam que uma escova grande limpa melhor, mas não, a escova grande na maioria das vezes machuca e dá uma falsa sensação de limpeza)






Resultado de imagem para técnica escovação bucal
Dois erros em uma só foto, escova grande demais, escova já desgastada. Quando sua escova estiver assim, troque.

Outro ponto é a técnica utilizada, o movimento ideal é  CIRCULAR, englobando de dois em dois dentes, não mais que isso. SEM FORÇA, sem pressa. 

Quanto aos dentifrícios, o ideal é aquele indicado ao seu caso, pois um  creme dental mais abrasivo não deve ser utilizado por quem tem sensibilidade por exemplo, assim como quem tem manchamentos externos deve utilizar sim, um creme dental mais abrasivo. Para saber com certeza só avaliando cada caso.

     Resultado de imagem para técnica escovação bucal     Resultado de imagem para creme, fio escova

E de SUMA importância, o FIO DENTAL. Qualquer fio pode ser usado, dando preferencia aos encerados. Com movimentos suaves, entrando em cada ponto de contato entre os dentes e aprofundando levemente nas gengivas, sem machucar. - É DIFÍCIL? sim, é difícil, as vezes até chato de se usar, mas é um treinamento, depois de alguns dias não se consegue ficar mais sem passar o fio entre os dentes.

Resultado de imagem para técnica escovação bucal     



  
Sempre penso que as técnicas de higienização são conhecidas e que não precisaria mais informar, mas este post fio motivado pelo numero de tratamento que tenho feito para tratar problemas gengivais. Os problemas gengivais são causados diretamente pela higiene deficiente; então isto prova que nunca é demais rever os conceitos de higienização dentária que se tem, para proporcionar sempre saúde e beleza a nossas bocas.

Resultado de imagem para sorriso lindo




É isso! Até a próxima!

Especialista em Implantes Dentários



Comentários